AMARÍLIO CRIA A COMENDA SOBRAL PINTO. A MAIS IMPORTANTE CONDECORAÇÃO DE BARBACENA.
Amarílio Andrade conviveu de perto com Dr. Sobral Pinto, durante muitos anos. Eram amigos pessoais. Inspirado nos ideais democráticos e humanitários de Sobral Pinto, Amarílio apresentou proposição para que se instituisse em Barbacena a Medalha Sobral Pinto. Aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal, foi criado o Conselho Permanente da Medalha Sobral Pinto, cujo Presidente é Amarílio Andrade e que conta com ilustres integrantes.

Amarílio Andrade,Sobral Pinto e Carlos Alberto Penna
A CRIAÇÃO DA COMENDA

A Medalha “SOBRAL PINTO” foi instituída pelas Leis de número 1955 de 26/03/84 e número 3427 de 24/07/97 do Município de Barbacena, Estado de Minas Gerais, sob a inspiração de intelectuais e instituições brasileiras, com apoio, incentivo e consentimento expressos do saudoso brasileiro, mineiro e barbacenense, Professor Doutor Heráclito Fontoura Sobral Pinto, patrono dos Direitos Humanos no Brasil para galardoar cidadão que haja efetivamente se destacado na Defesa dos Direitos Humanos e das Liberdades Democráticas. Tem sido desde a sua criação conferida à pouquíssimas personalidades de Destaque Nacional.


Tancredo Neves,Sobral Pinto e ao fundo Amarílio Andrade,Ubirajara Bertoletti e Carlos Alberto Penna.

O seu primeiro Comendador foi o saudoso Governador de Minas Gerais, Doutor Tancredo de Almeida Neves, posteriormente eleito Presidente da República Federativa do Brasil. O Doutor Tancredo de Almeida Neves foi condecorado pessoalmente pelo próprio Doutor Sobral Pinto, numa cerimônia memorável, ocorrida em 1984, no local oficial próprio para a solenidade, que é o Palácio da Revolução Liberal, Sede da Câmara Municipal de Barbacena, um belíssimo prédio histórico construído no século XVIII e localizado na praça principal de Barbacena.

A COMENDA SOBRAL PINTO

A Comenda é constituída por uma medalha e o seu diploma representativo. Sob o aspecto físico, a Medalha “Sobral Pinto” é lavrada em prata de lei 950, trabalhada em alto relevo, para aproximadamente 155 gramas é sustentada por uma fita de gorgorão e azul branca. No verso contém as Armas do Município de Barbacena, onde se destaca ao centro o braço direito do Patrono Cívico da Nação Brasileira e Protomártir da Independência, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. No seu anverso contém a efígie em perfil do Doutor Sobral Pino e a inscrição Medalha Sobral Pinto.

>>>voltar


 




 

 

 
webdesign